terça-feira, 27 de maio de 2008

Caso de Médico e Paciente Preconceituosos

"Bióloga, professora universitária, 47 anos, hipertensa, tabagista inveterada (cerca de dois maços por dia), apresenta quadro de insuficiência coronária, com indicação para cirurgia de revascularização do miocárdio; procura cirurgião especializado, de sua confiança e de seu círculo social.
O cirurgião, conhecedor do fato de que o marido da professora apresenta comportamento de risco (portador do vírus da imunodeficiência humana {HIV} por possível bissexualidade ?), exige a realização do teste HIV como pré-condição para operá-la. A paciente informa ter realizado o exame há 10 meses, com resultado negativo.
O cirurgião insiste na feitura de novo exame. A paciente se nega a realizá-lo e o médico se nega a operá-la.
Por interferência da diretoria Clínica do hospital a doente acaba concordando em realizar o teste, cujo resultado vem a ser negativo.
O cirurgião, então, a procura e decide marcar a intervenção cirúrgica.
A paciente, porém, pergunta ao cirurgião:
"Qual o motivo para exigir o teste HIV? " Responde o cirurgião: "Porque durante o ato cir1irgico eu poderia, por acidente, me ferir e correr o risco de ser infectado ".
"Nesse caso", diz a paciente, "desejo também conhecer o resultado do seu teste, pois o senhor pode, na mesma situação, em cirurgia extracorpórea, me contaminar ".

Nenhum comentário: