terça-feira, 16 de junho de 2009

Maceió faz campanha contra Aids no São João

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, desde o começo da semana, uma campanha de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids durante o São João 2009. O tema é “Acenda a fogueira da paixão, faça amor com proteção. Use camisinha!”.

A abertura oficial da campanha se deu com a realização de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Itinerante), no calçadão do comércio. “A iniciativa de, mais uma vez, descentralizar a estrutura de testagem e aconselhamento para HIV, HTLV, Sífilis e Hepatite B e C é ampliar o acesso ao diagnóstico à população em geral”, afirmou Francisco Lins, secretário municipal de Saúde.

Os exames estão sendo realizados por meio da coleta de sangue periférico (apenas um furinho na ponta do dedo) com papel filtro, o que possibilita, num curto espaço de tempo, que um número maior de pessoas possa realizar esses exames.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, o método é seguro e confiável e, num prazo de 15 a 20 dias, os resultados passam a ser disponibilizados no Centro de Testagem e Aconselhamento da SMS, localizado no Bloco I do PAM Salgadinho.

Ainda de acordo com a coordenadora, o uso do preservativo é muito importante principalmente para as mulheres. “Em 1986, para cada dezesseis homens infectados com o vírus HIV, havia uma mulher. Hoje, para cada homem existe uma mulher com o vírus”, disse Gomes.

“O agendamento de entrega é informado na hora da coleta e apenas o próprio paciente, devidamente identificado, terá acesso a este, uma vez que o resultado sigiloso”, explicou Sandra, destacando a receptividade da população à campanha, com a distribuição de brindes contendo preservativos.

Via G1

Nenhum comentário: