terça-feira, 10 de junho de 2008

Entrevista com a médica infectologista Dra. Maria Beatriz Caraccio

A AIDS é causada pelo vírus HIV. Quais as principais formas de transmissão do vírus? O principal mecanismo de transmissão é o sexo sem proteção (preservativo), Existe ainda transmissão da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento materno, e a transmissão por sangue, principalmente pelo compartilhamento de equipamentos para consumo de drogas. Atualmente não há mais casos de transmissão através de transfusão de sangue pelo rigoroso controle imposto pelo governo aos bancos de sangue.
Qual a diferença entre "soropositivo" e "aidético"?
Soropositivo é o indivíduo que tem o vírus no organismo, que transmite o vírus, mas que não apresenta sintomas de doença. A AIDS propriamente dita ocorre quando a imunodepressão é tão severa que começam a aparecer sintomas de doenças oportunistas.
Importante lembrar que uma pessoa infectada fica em média 10 anos sem nenhum sintoma, mas durante todo este tempo pode transmitir o vírus.
Alguém já se curou da AIDS?
Não, nunca houve caso de cura.
Qual foi o tempo mais curto e o mais longo de vida de um infectado?
A infecção aguda pelo HIV (imediatamente após adquirir o vírus) geralmente dá pouco ou nenhum sintoma, mas pode ser muito grave e levar ao óbito. Há, por outro lado, pessoas infectadas há mais de 20 anos que até agora não desenvolveram doença.
Quais fatores podem influenciar a manifestação do vírus e o desenvolvimento da síndrome? Existem medidas que possam evitar ou retardar a manifestação?
As crianças e os idosos tendem a ter um tempo menor de evolução, e os sintomas aparecem mais rapidamente porque o sistema imune nestas faixas etárias ou está muito imaturo ou já debilitado pela idade. Além disso, usuários de drogas que continuam utilizando drogas e álcool também podem desenvolver doença mais rapidamente porque “destroem” seu próprio organismo com o consumo de substâncias.
Ter uma vida sem vícios e com boa alimentação pode alongar o tempo sem sintomas. Além, obviamente, do uso de medicações que melhoram sobremaneira o tempo e a qualidade de vida dos indivíduos com AIDS.
Quais os meios de tratamento da AIDS?
A única forma de tratamento comprovada até o momento é o uso de medicações que bloqueiam a multiplicação viral, mas ainda não são capazes de matar o vírus. Estes medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo ministério da saúde.
Do que é feito o coquetel anti-AIDS? Este é o nome certo? Quanto custa? Aonde compra?
O chamado “coquetel” para tratamento da AIDS nada mais é que uma associação de vários remédios (geralmente 3 ou 4) que é utilizada para evitar que o vírus crie resistência rápida aos remédios, perdendo logo o efeito. Os esquemas de tratamento são personalizados de acordo com cada paciente individualmente, e são distribuídos gratuitamente pelo ministério da saúde a todos os pacientes com AIDS do Brasil que tenham indicação de tratamento.
Qual é a maior dificuldade da luta contra a AIDS? No nosso país as dificuldades de tratamento foram superadas, sendo modelo para o mundo todo. Mas o maior problema hoje é que a esmagadora maioria da população tem acesso a algum tipo de informação sobre a AIDS, especialmente de coisas básicas do tipo como se pega e como se previne. Entretanto as pessoas não acreditam que possa acontecer com elas, e colocam-se em situações de risco, especialmente sexo sem preservativos.
O que eu posso fazer para ajudar de verdade?
Divulgar informação correta, e lembrar a todos que uma pessoa infectada pelo HIV fica em média 10 anos sem ter nenhum sintoma, mas que pode transmitir o vírus durante todo este período. E, como a pessoa não tem nenhum sintoma, muitas vezes nem imagina ter o vírus. Por isso conscientização e sexo seguro são as palavras chave para controlar a doença.

Que mensagem a Doutora, como médica e também como cidadã, pode passar à sociedade para que o preconceito contra indivíduos infectados possa ser combatido?
Têm preconceito aqueles que acham que nunca estarão na posição de doente. O preconceito é fruto de desinformação. Embora atualmente todo mundo saiba como se pega e como se previne a AIDS, muitas pessoas ainda acham que com elas não vai acontecer, e discriminam outras pessoas que pensavam a mesma coisa até descobrirem que têm o vírus.
É preciso que todos se conscientizem de que as informações disponíveis sobre a AIDS são verdadeiras, e de que qualquer um de nós pode estar sob risco se não praticar sexo seguro.

Um comentário:

Fator Comunicação disse...

Cara... q loko... perguntas bem formuladas entrevista fantástica.... INFORMAIDS Grupo Show de Bola....

Ei vamu com esse blog até o final do curso hein!!!!!

O meu vai....


QUINTETO FANTASTICO